quinta-feira, 7 de junho de 2012

Rio+20

   Os cariocas ganharam um feriado do dia 13 a 22 de Junho desse ano, tudo isso graças a Rio +20. O intuito da declaração de feriado pelo governo, é mascarar o trânsito lamentável e a falta de estrutura para promover esse tipo de evento. Cria-se então um feriado, esperando que os moradores fiquem em suas casas ou viagem, fazendo assim com que o movimento pelo lugar fique mais fácil. Não que seja justificável, caso houvesse melhores condições na cidade o feriado não seria necessário. O que esperam fazer quando chegarem as Olimpíadas ? Outro feriado ?
   A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) esta sendo realizada 20 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (ECO-92), por isso o nome. A ideia da Rio +20 assemelha-se a ECO-92, definir metas a serem alcançadas pelos países participantes para que tenham uma política mais preocupada com o meio ambiente, ao mesmo tempo que evoluam tecnologicamente.
   A principio a Rio +20 tem dois temas principais. São eles, a estrutura das empresas para o desenvolvimento sustentável, e a economia verde no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza, afinal, não adianta que uma empresa alie-se ao desenvolvimento sustentável vendo que, o preço fica elevado na produção, o que faz com que o preço de venda suba. E levando em conta que uma boa parte da população não tem capital suficiente para aderir a esses produtos sustentáveis, a empresa acaba desistindo. A ideia da Rio +20 é mostrar para essas empresas que é possível aderir ao desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo atingir a maior parte da população com seus produtos. Não apenas isso, mas outra ideia da Rio +20 é utilizar toda essa economia verde para o combate da pobreza, o que seria algo muito útil diga-se de passagem.
   A Rio +20 nada mais é do que a continuação da ECO-92 e da Conferência de Johanesburgo (feita em 2002). Ambas querem melhoras os problemas mundiais, como fome, desmatamento, pobreza... Porém, tanto a ECO-92 como a Conferência de Joahnesburgo não conseguiram alcançar suas metas. E por outro lado, cada uma dessas conferências não teria razão se o homem tivesse conseguido colocar desesnvolvimento tecnológico e meio ambiente em uma balança. As desigualdades sociais, guerras raciais, fome, destruição do meio ambiente...Como diria Nando Reis "Homem primata, capitalista e selvagem (...) eu não sabia que o homem criava e também destruía ". O fato em questão é que não importa quantas conferências sejam feitas, nada vai mudar a menos cada governante de cada superpotência ou de cada país subdesenvolvido aceite finalmente fazer algo não só pelo planeta, mas por si mesmo.

- Carolina Canelas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Grocery Coupons